Compreender o sistema reprodutor feminino
O sistema reprodutor feminino é responsável pela produção de óvulos, o acolhimento do embrião e o desenvolvimento do feto durante a gravidez.

Órgãos Internos
VaginaCanal formado por tecido muscular macio e com elasticidade, que se estende desde o colo do útero (parte interna do útero) até à vulva, a parte externa do aparelho genital feminino. As suas paredes são revestidas por uma membrana mucosa, húmida, devido à existência de líquido transparente ou de aparência leitosa, por vezes libertado e visível na entrada da vulva.
Na abertura deste órgão existe o hímen, uma membrana fina que pode ter uma função protetora da parte genital.
A vagina mede aproximadamente entre 7 e 12 centímetros, dependendo de cada mulher, e o facto das suas paredes serem elásticas leva a que se expanda e permita a realização de exames médicos, a prática de relações sexuais, a colocação de aparelhos contracetivos ou o parto.
É através deste órgão que é realizada a citologia, um procedimento mais conhecido como Papanicolau, que consiste na introdução de um espéculo na vulva e recolha de células da superfície externa do colo do útero, o que permite detetar alterações e doenças naquele órgão.
No ato sexual, o pénis é introduzido na vagina e aí são libertados os espermatozóides, através da ejaculação. O esperma chega depois ao útero, através do colo do útero. É também na vagina que escorre o sangramento menstrual e, após a gravidez, o bebé sai no parto.
Útero e Colo do ÚteroÉ um órgão muscular em forma de pêra invertida, localizado acima da vagina, tendo como extremidade inferior o colo do útero e a superior o corpo do útero. O colo do útero, ou cérvix uterino, liga o útero à parte superior da vagina, separando a parte interna do aparelho reprodutor da parte externa. Durante o ciclo menstrual é aqui que é produzido o muco cervical, que ajuda os espermatozóides a chegarem na cavidade uterina. Outra das funções do colo do útero é proteger o órgão de bactérias e outros agentes agressores que podem estar presentes na vagina.
O corpo do útero pode medir entre 6 e 10 centímetros, mas durante uma gravidez dilata e aumenta à medida que o feto se desenvolve. Tem como principais funções acolher o feto durante o seu crescimento até ao parto e está diretamente ligado à menstruação.
O corpo do útero é formado por três camadas: o endométrio, o miométrio e o perimétrio. O endométrio é a camada que reveste internamente o útero e onde o embrião se irá fixar e a gravidez se desenvolve. Esse processo é bem-sucedido devido à atuação das hormonas estrogénio e progesterona. Durante o ciclo menstrual, prepara-se para receber o embrião, resultante da fecundação do óvulo pelo espermatozóide. No entanto, caso isso não aconteça, o endométrio descama e é eliminado como sangramento menstrual. O miométrio é a camada intermédia do útero e mais espessa deste órgão. Tem capacidade elástica e contrátil, o que permite, respetivamente, o crescimento do útero à medida que o feto se desenvolve e a descida do feto para o colo do útero, empurrando-o através de contrações para fora do canal vaginal. O perimétrio, ou camada serosa, é a camada externa do útero e tem como função revestir o órgão com tecido conjuntivo e sustentá-lo na cavidade pélvica.
OváriosExistem dois ovários, localizados em cada lado do útero, órgão a que estão presos através de ligamentos. Comunicam com o útero pelas trompas de Falópio e têm como função a produção de hormonas, como o estrogénio e a progesterona, e o armazenamento e libertação do óvulo a cada ciclo menstrual, com o objetivo de ser fertilizado.
Um bebé do sexo feminino nasce com cerca de 2 milhões de folículos armazenados nos ovários, mas com o avançar da idade essa quantidade vai diminuindo. À chegada à puberdade conta apenas com 300 a 500 mil. A libertação a cada mês do óvulo pode ser revezada entre ovários. Depois de estar maduro é libertado e encaminhado para as trompas de Falópio, seguindo-se a fecundação. Após esta fase, e se fecundado, o óvulo passa a embrião e desce até ao útero, onde se fixa e desenvolve.
Os ovários são formados por diferentes tecidos. O córtex, que é a camada externa do ovário, onde estão localizadas as células responsáveis pela produção dos óvulos, e a medula, a camada interna, que contém vasos sanguíneos e tecido conjuntivo.
Trompas de FalópioAs trompas de Falópio são dois canais localizados em cada lado do útero, que ligam os ovários ao útero e nos quais são transportados os óvulos. É nas trompas que acontece o encontro entre o óvulo e o espermatozóide e se dá a fecundação.
São-lhes atribuídas quatro funções principais. Recebem o óvulo libertado pelo ovário, durante o processo de ovulação, permitem o transporte dos espermatozóides até ao óvulo, criam o ambiente necessário para a fertilização e assim que a fecundação acontece, encaminha o que já é um embrião até ao útero.
Órgãos externos
Monte de Vénus ou Monte PúbicoLocalizado acima da vulva, é uma área de tecido adiposo, coberta por pelos, que serve como uma camada de proteção para os ossos pélvicos durante as relações sexuais ou o parto.
Grandes lábiosPregas de tecido carnudas que envolvem e protegem os órgãos genitais externos. Contêm células responsáveis pela produção de suor, com o objetivo de regular a temperatura naquela parte do corpo da mulher, e células sebáceas, que criam lubrificação na zona. Os lábios grandes ficam cobertos por pelos com a chegada da puberdade.
Pequenos LábiosTal como os grandes lábios, são pregas de tecido cuja função principal é cobrir o clitóris e a entrada da vagina, onde se encontram a uretra, por onde sai a urina, e as glândulas de Bartholin, que lubrificam e humidificam a vulva, principalmente durante as relações sexuais.
ClitórisMede entre sete e 12 cms, tendo um tamanho muito superior ao que é possível ver no exterior. Está localizado acima dos lábios pequenos e é o órgão do corpo feminino que possui mais terminações nervosas. Considera-se que tem como principal função o prazer sexual, mas alguns estudos indicam que pode ter também importância na função reprodutora.
A parte visível do clitóris é a glande, pequena bola muito sensível à estimulação, e o prepúcio, prega de pele que cobre a glande. O corpo deste órgão é ainda formado por outras partes internas: dois corpos cavernosos, que se bifurcam em crus, e dois bulbos do clitóris, que são duas massas de tecido erétil, semelhantes a pequenas bolsas.
Ciclo Menstrual
O ciclo menstrual é um processo hormonal que ocorre aproximadamente a cada 28 dias e prepara o corpo da mulher para uma possível gravidez.
O ciclo menstrual é composto por quatro etapas:
- Menstruação: Descamação do revestimento interno do útero, um processo que dura, em média, de 3 a 7 dias.
- Fase folicular: O ovário começa a criar um folículo, que contém um óvulo em desenvolvimento. Os níveis de estrógeno aumentam, estimulando o crescimento do endométrio.
- Ovulação: Momento em que o óvulo maduro é libertado do ovário e entra na tuba uterina. A ovulação geralmente ocorre cerca de 14 dias antes do início da próxima menstruação.
- Fase lútea: Formação do corpo lúteo e aumento dos níveis de progesterona. Após a ovulação, o folículo transforma-se em corpo lúteo, levando à produção de progesterona. Esta hormona continua a preparar o endométrio para uma possível gravidez. Se não ocorrer a fecundação, o corpo lúteo degenera-se e os níveis de progesterona diminuem, levando a que ocorra a menstruação.