Fertilização Recíproca (ROPA)
Sobre
O método ROPA ou fertilização recíproca é utilizado em casais de mulheres. No ROPA podem ser aplicadas as técnicas de injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI) com espermatozóides de dador, fertilização in vitro (FIV) com ovócitos das beneficiárias, FIV com recurso a doação de ovócitos e de espermatozóides ou maternidade partilhada, onde os óvulos de uma das mulheres são utilizados na ICSI ou FIV, mas quem irá receber o embrião e fazer a gestação será a parceira.
À semelhança da preparação para a ICSI ou FIV, uma das mulheres é submetida a estimulação ovárica. Segue-se a recolha dos óvulos e a fecundação com esperma de dador. Formados os embriões é analisado o seu desenvolvimento até ser feita a seleção dos mais viáveis, para que se avance para a transferência para o útero da mulher que irá suportar a gravidez.
Tal como noutros tratamentos, os embriões excedentários são criopreservados para poderem ser utilizados numa futura tentativa, seja na mulher que tenta engravidar numa primeira vez, seja na parceira, caso seja esse o seu entendimento.

Procura apoio?
Se tem alguma dúvida ou precisa de orientação sobre onde pode ter aconselhamento médico ou psicológico, podemos ajudar.