Compreender o sistema reprodutor masculino

O sistema reprodutor masculino tem como principais funções a produção de espermatozóides, a ereção do pénis e a ejaculação e o desenvolvimento da hormona testosterona.

1

Órgãos internos

TestículosExistem dois testículos, onde os espermatozóides são criados e é produzida testosterona, a hormona sexual masculina. Os testículos estão no interior do saco escrotal, que ajuda a manter a sua temperatura num nível seguro. Os testículos formam-se no interior do abdómen durante a gestação e só descem ao saco do escroto no final do desenvolvimento do bebé.

EpidídimoO homem tem dois epidídimos situados ao lado de cada testículo. É nesta zona do aparelho reprodutor masculino que os espermatozóides amadurecem e passam a ter mobilidade.

Ducto Deferente e Ducto EjaculatórioExistem dois ductos deferentes, que são uma continuação do epidídimo. Depois de armazenado no epidídimo, o esperma segue através do ducto deferente até a próstata. Os ductos ejaculatórios estão localizados na junção final dos ductos deferentes. Atravessam a próstata para conduzir os espermatozóides e o líquido seminal para a uretra, de onde serão ejaculados.

UretraCanal que transporta o esperma e a urina no interior do pénis, medindo cerca de 20 cms.

Vesículas SeminaisExistem duas vesículas seminais, que libertam um líquido espesso, formado por substâncias como enzimas e frutose, que representa cerca de 60% do volume do esperma, que contém os espermatozóides, e é ejaculado através do pénis.

PróstataGlândula responsável pelas substâncias que formam o esperma. Com um tamanho semelhante ao de uma noz, tem uma ligação direta às vesículas seminais e aos canais deferentes, que transportam os espermatozóides produzidos nos testículos.

Glândulas bulbouretraisPar de glândulas que antes de ocorrer a ejaculação libertam líquido na uretra para lubrificar o pénis e neutralizar resíduos de urina que estivessem presentes no canal da uretra.

2

Órgãos externos

PénisÓrgão sexual masculino, que também pertence ao sistema urinário, através do qual é eliminada a urina e ejaculado o esperma. Com um tamanho que pode variar, em média, entre os 10 e os 15 cms, é formado por uma base, corpo e glande. A glande está localizada na ponta do pénis e tem muita sensibilidade ao toque. É coberta pelo prepúcio, uma pele retrátil, que ao ser puxada expõe a glande. Na glande existe uma pequena fenda, a uretra, por onde sai a urina e o esperma.

O corpo do pénis tem capacidade para se encher de sangue o que permite que o órgão fique ereto, situação possível devido à existência de dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso, que envolve a uretra.

Saco do escrotoBolsa de pele e com uma camada de músculo que tem como função manter os testículos a uma temperatura inferior ao do corpo. A existência de calor pode destruir os espermatozóides, assim, o músculo contido na bolsa permite que esta se contraia ou distenda e alterar a temperatura no interior.